O Crescimento da Automação Industrial no Brasil

Entenda melhor a origem e o desenvolvimento da automação industrial no cenário brasileiro.

Primeiramente, entenda que automação é um sistema automático, onde os mecanismos verificam seu próprio funcionamento sem a necessidade humana.

Ele pode ser definido como uma tecnologia moderna, que usa programação de comandos para operar uma série de processos e informações para determinar que todas as tarefas sejam executadas de forma correta.

A automação industrial é definida como o uso das máquinas eletromecânicas, e os equipamentos que são específicos para automatizar os processos industriais. Tem como objetivo aumentar a eficácia e a produção e minimizar o consumo de energia e a emissão de resíduos.

Busca também maior e melhor condição de segurança, seja humana, informacional ou material.

Mas saiba que não é apenas um sistema mecânico. Ela colabora para auxiliar os funcionários a executar melhor os seus trabalhos de forma segura.

Como por exemplo, os robôs, computadores e as tecnologias de informação.


A origem da automação industrial


A automação industrial surgiu na sociedade na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra.

A intenção era transformar os sistemas de produção artesanal e Agrário em Processos industriais.

Nesta época, os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos foram desenvolvidos. E no início do século XX, os sistemas foram convertidos em automáticos, por completo.

Deve-se observar que desde a pré-história, o homem já tentava realizar as suas atividades de forma mecânica. Temos como exemplo a roda os moinhos movidos pelo vento ou pela força animal.


A automação industrial no Brasil


A evolução constante da tecnologia passou a assegurar uma maior qualidade e quantidade com o tempo e custo cada vez menores.

Como vimos, no Brasil, a automação industrial ganhou força na segunda metade do século XX.

Os exportadores de produtos mais complexos da época, devido às duas grandes guerras do século, ainda estavam se reestruturando. Foi então que o país teve a sua participação como exportador de produtos manufaturados, com pequeno grau tecnológico.

O destaque da automação industrial no país encontra-se nas indústrias automobilísticas e de alimentos. Porém, as pequenas e médias empresas vêm se interessando pela tecnologia, principalmente devido à possibilidade dos incentivos fiscais gerados pelo governo.


O nível de aplicação da automação no Brasil


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um estudo para identificar os principais níveis de automação industrial no país.

Aproximadamente 19% das indústrias já possuem sistemas integrados de engenharia para elaboração e desenvolvimento de produtos.

Este percentual tecnológico é de grande importância para a competitividade industrial.

A OX’s Automação tem como principal objetivo proporcionar aos seus clientes uma maior competitividade, tendo como base o desenvolvimento e a inovação dos sistemas produtivos.

A tecnologia qualidade e o comprometimento é a ética da empresa, que está sempre embasada na transparência. Através de um software exclusivo para a gestão de projetos, a empresa atua nos problemas dos seus clientes de forma rápida e precisa.

Conheça os Equipamentos e soluções da Ox’s Automação e transforme a sua indústria.