Qual o Impacto da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia no Setor de Automação Industrial?

Os impactos em potencial que uma guerra pode acarretar vão além de todas as extensões, abrangendo não somente os fatores químicos, biológicos, humanos mas também o desenvolvimento.

Não muito diferente disto, o setor de automação industrial precisa encarar as novas oportunidades, desde de matéria-prima até recursos de industrialização para se adaptar a uma nova realidade mundial, voltada para a nova fase emergencial da automação industrial.

Em fevereiro, a Rússia iniciou uma nova guerra, com invasões de alto impacto destrutivo à Ucrânia. O impacto ocasionado por estas ações traz grandes reflexos nas indústrias do setor de automação em escala mundial.

Não podemos deixar de voltar as nossas atenções ao alto número de exportações de petróleo e de gás natural que são exportados pela Rússia para toda a Europa Ocidental, alguns estudiosos citam até a grande relevância que poderá sofrer o setor da automação industrial e da tecnologia mundial.

Além disso, a guerra traz impactos econômicos para o Brasil, que depende dos recursos naturais da Rússia, como fertilizantes. A dificuldade na exportação está sendo um fator-chave para a desestabilização do setor de automação.

A automação industrial é considerada uma das pontas desse iceberg, pois é alta a participação de empresas do segmento da automação industrial na Rússia, EUA e em toda a Europa Ocidental, afetando fortemente uma grande parcela desse mercado global de automação industrial.

Uma empresa que está ingressando no mercado da automação industrial que obtenha grandes contratos de softwares com empresas norte americanas, terá que sujeitar a uma análise criteriosa e pontual, observando todos os seus aspectos desde a sua implementação social até se os seus desenvolvedores envolvidos na criação dos seus softwares que são utilizados na automação industrial, são de nacionalidade russa, a transparência entre os países para as possíveis negociações ligadas à automação industrial será levada em ponto de partido inicial para se manter contratos ativos entre os países dessa segmentação.

Um ponto bom dessa situação é a oscilação do mercado financeiro, fazendo com que o real se torne uma opção de compra viável.